Dominio: saudeamiga.com
Chave: 0680780a4af82227771af453bb8bd8845c670694
Hora do cache: 1486547490
Vida do cache: 1487843486
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: ffb957ba0dbf4e3dce6368731962b5b652327d28
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Emagrecimento Exercícios Massa Muscular

A Importância do aeróbico intervalado na queima de gordura

aeróbico intervalado

O aeróbico intervalado é uma tática importante na queima de gordura, consiste em trabalho por intervalos de baixa e alta intensidade no aeróbico, seja esteira, bicicleta, elíptico.

Quando começamos na academia a grande maioria dos instrutores fazem um plano de exercícios em cima dos objetivos do aluno, e quase 100% desses planos tem os famosos exercícios aeróbicos, pois a maioria dos alunos buscam a queima de gordura.

Existem muitos mitos sobre esses exercícios e alguns chegam a serem absurdos e pior, a maioria são os próprios instrutores despejam abobrinhas, mas como não estou nem ai e sempre quero trazer informações relevantes para os meus leitores vou apresentar um plano que realmente faz a diferença que é o aeróbico intervalado, ele pode vir com diversos nomes, HIIT, Guerrilha Cardio, Tiros e etc.

Normalmente esse treino é realizado com picos de explosões que chamamos de tiros durante um curto espaço de tempo e depois o trote ou uma corrida leve, essa parte do exercício tem que ser executado com um intervalo um pouco maior, ou seja, corra de 1 a 2 minutos com o máximo que puder, onde parece que seu coração vai pular pela boca e depois trote por 3 minutos para recuperar as forças para um novo tiro, isso deve ser executado por um tempo pré-determinado.

Como sempre gosto de exemplificar essas teorias, vamos entrar um pouco na parte chata que é a ciência dos aeróbicos, bioquímica e fisiologia.

Quando estamos repousando o nosso corpo utiliza como energia 70 a 80% de gordura e de 20 a 30% de açucares. Espera um pouco isso é confuso, se estou em repouso e queimando tudo isso? Por que tenho essas gordurinhas em excesso? Ai que está a confusão, essa gordura que está queimando não é significativa e quando iniciamos o exercício acontece a quebra da homeostase, mas que diabo é homeostase? Ai eu simplifico o que é o choque no organismo, imagine o seguinte, você sempre fica em repouso nesse processo o corpo está adaptado a esse repouso (homeostase), e quando você começa o exercício acontece o choque, proporcionando a queima de gordura.

Quando o corpo se submete a diferentes estímulos, o metabolismo responde de formas diferentes, quando fazemos aeróbicos de forma mais agressivo o ácido láctico é produzido em mair quantidade e o corpo elimina esse produto da musculatura de diversas formas, através do suor e a urina, metabolismo hepático, pulmão, através de gás carbônico e na própria musculatura.

Quanto mais treinamos maior a capacidade de remover o lactato, e isso propicia um maior capacidade atlética, mas o acumulo do láctico na musculatura promove a fadiga, acima eu disse que esse exercício tem que ter um tempo pré-determinado justamente porque depois de um certo tempo entramos na fadiga e isso não irá mais funcionar.

Com a prática do aeróbico intervalado podemos dizer que na alta intensidade o que predomina é a musculatura assim tendo um metabolismo anaeróbico e produção de ácido láctico, com a queda da frequência, baixa intensidade temos o metabolismo aeróbico onde remove o ácido láctico, resumindo o ácido produzido na alta intensidade ele é consumido na baixa intensidade fornecendo energia para o próximo tiro. Esse mecanismo é limitado e a partir de determinado momento passa a não funcionar mais, com o atleta entrando em fadiga.

Resumindo, o uso do aeróbico intervalado podem produzir mais massa magra e o aumento do metabolismo basal, e isso indiretamente queima a gordura, mas lembre-se esse tipo de treinamento tem que ser monitorado pela frequência cardíaca, não queremos ninguém desmaiando na esteira.

Tentem fazer na academia e depois relatem seus resultados nos comentários abaixo, um grande abraço e espero vocês no próximo artigo.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.